domingo, 6 de janeiro de 2013

2013.



Ao ver as pessoas se abraçando nas ruas e desejando os mais sinceros votos de paz , união , amor e prosperidade, vejo que estou em um novo ano. Os fogos também dão as boas vindas a esse ano novo em folha que está aguardando-nos. Mas , alguma coisa está errada. Aproximadamente às 3 horas da manhã me sento à mesa , e entre um gole e outro de café , olhando para as pessoas vestidas de branco com suas respectivas garrafas de champagne e gritando a todos os pulmões 'Feliz 2013' , me vejo um pouco excluída de todo esse processo carnavalesco para apenas mais uma dentre muitas trocas de calendário. 
Não entendam meu desânimo como pessimismo , é justamente o oposto. É otimismo. O ano novo está dentro de nós todos os dias , mas ninguém se manifesta. Continuam sem mandar aquela carta , sem ligar , sem dizer 'eu te amo' , sem gritar na rua feito loucas , sem realizar o sonho de uma vida , sem fazer o bem por falta de tempo na agenda , sem cantar no chuveiro por vergonha , sem perdoar , sem ser quem queria ser desde criança. São tantas as frustrações que um ser humano acumula ao longo da vida que não vale a pena serem mencionadas aqui. São pequenas gotículas de decepção, para tornar a vida não tão doce, para não nos acostumarmos com a facilidade das coisas. São gotículas que se acumulam no coração , e quando percebemos , se transformam em poças. Podemos até encontrar alguém com tanto amor, que aqueça e todos esses rios se evaporem , e torne nosso coração quente e fresco ao mesmo tempo , sem poças. Mas , em outros casos , as poças se transformam em rios , e os rios podem vir a escorrer pelos olhos , transformando-se em lágrimas.
Muitos acham que as coisas vão mudar apenas ao ouvirem os fogos ou ao se vestirem de branco. Erro vão esse de achar que pequenos rituais farão o ano novo ser realmente novo. Um ano novo pode começar no meio do ano , por que não? Quem estabelece a norma? O ano novo está em cada decisão que tomamos para uma vida melhor , uma vida mais feliz. O ano novo começa quando deixamos de ser egoístas, quando deixamos de ter medo do que não conhecemos bem , quando deixamos o tão conhecido caminho de 'volta' e aprendemos o caminho de 'ida', quando lutamos pelos nossos sonhos mas não nos deixamos os nossos princípios sumirem. O ano novo chega quando tem que chegar. Não pede licença , e não vai ser um dia a mais que vai mudar isso. À meia noite e um minuto do primeiro dia do ano , eu fechei os olhos e estava começando a pensar em coisas boas... Mas minha curiosidade é maior e eu acabei por abrir os olhos e ver uma família de aproximadamente oito pessoas , de mãos dadas na praia. A espera daquele ano juntos. Um desejando coisas boas para o outro , dentro de coisas indizíveis e tão infinitas , que não valiam a pena serem expostas ali , para que a pureza não se perdesse. E foi assim que eles começaram o ano , sem grandes algazarras , sem gritos, sem champagne , e muito menos sem listas infindas de promessas que eles sabem que nunca serão cumpridas (ou compridas). Sorri para aquele momento tão puro que eu tive oportunidade de presenciar.É dentro da gente que o ano novo começa , assim como o milho que se transforma em pipoca , ou como a ostra transforma grãos de areia em pérolas. Coisas ruins acontecem para que vejamos o quanto é importante recomeçarmos de novo , que assim como qualquer coisa depende de nós , o ano novo também depende de nós. Por favor , não se atenha tanto aos calendários , frases motivacionais. O segredo está dentro de você , para fazer um ano novo dia 1 de janeiro , 7 de outubro , 20 de novembro... O dia não importa. O importante é escolher um dia para dizer que nesse dia , em especial , você escolheu colocar sua felicidade e realização pessoal acima de qualquer outra coisa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário