terça-feira, 29 de julho de 2014

Amsterdam, 27 de dezembro de 1983

 "Prefiro então partir a tempo de poder, a gente se desvencilhar da gente...Depois de te perder, te encontro com certeza, talvez num tempo da delicadeza, onde não diremos nada, nada aconteceu, apenas seguirei como encantado ao lado teu..."
"Eu espero que você nunca leia essa carta, porque eu espero realmente que fiquemos juntos hoje. Eu não gosto de ser dramática, e tampouco gosto do adjetivo. Eu sinto coisas demais. Às vezes são sentimentos que não existem, mas às vezes são faíscas que sinto no outro e projeto verdadeiros incêndios. Eu prefiro sofrer por antecipação, pois eu sei que se a dor de te perder me pegar desprevenida, posso nem mesmo me recuperar e amar de novo. Não me imagino não amando mais, não digo uma pessoa, eu digo a vida em si. Eu amo cada mínimo pedaço de tempo e de vida que eu tive, tenho e terei. Amo exageradamente. 
Você me ensinou a ser forte e a chorar também. Acho que às vezes quando chorava no seu colo compulsivamente no meu quarto, geralmente no domingo antes do almoço, não era só por algo entre nós, é a vida mesmo... Chorei tanto no teu ombro, choros que guardei. Por vergonha de chorar. Chorar é mostrar-se frágil, e eu evito ao máximo mostrar isso, jamais deixaria que me vissem chorar, então tratei de colocar aquelas lágrimas para dentro tantas vezes. 
Eu queria mesmo que você tivesse ficado, você não faz ideia... Mas eu não nasci para que olhem nos meus olhos como você costuma me olhar de uns tempos pra cá (hoje, e ontem). Com frieza, com cansaço. Meus olhos gritam de volta "não cansa não! juro que valho a pena". Verdade seja dita: Eu sei que valho a pena. Para alguém. Alguém perdido em algum lugar da terra. Achei que fosse você...Por muito tempo achei que foi você, e quando te conheci tive a mesma sensação epifânica: É ele! Lembra da frase "Quando te vi, tive a impressão que não era a primeira vez. Quando te vi, tive a certeza de que não seria a última  vez."
Eu adorava quando você falava que eu e você nos conhecíamos há mais tempo, que era amor antes de ser. Que éramos literalmente um casal que se conhecia há vidas. Eu adorava ouvir isso, mesmo vindo de um cético que crê, que é o seu caso. Você duvida, mas pisa em falso, sem saber se vai cair ou não. Você vai em frente! E quando você me respondeu a carta "para o amor da minha vida"?! Eu ia achar que você ia pegar e guardá-la com amor, mas você fez mais: Você não me deixou sozinha com o meu amor, como todos fazem/fizeram/farão comigo. Você respondeu. Você partilhou. Você se entregou. 
E eu nunca poderei viver tanto tempo para te agradecer o suficiente. 
Você bebe água demais, deve viver mais do que eu. Tudo bem. O mundo tem muita sorte de ter você por mais tempo. Só queria aparecer com uma faixa em frente a sua casa escrito: "VOCÊ MUDOU A MINHA VIDA, OBRIGADA". Seria fantástico! Infelizmente, me encho de pudores. Nesse momento queria ser uma pessoa mais louca ainda e expor pro mundo o que você fez. Se eu pudesse, te juro, rasgaria o peito e mostraria o que você fez, as palavras que você disse, o que você me fez pensar, e quão longe eu fui só por estar segurando tua mão. 
As pessoas não me vêem por dentro, você tinha esse poder incrível! Era tão bom não precisar me explicar pra você, era reconfortante. Me poupava tanto... Infelizmente, não tenho mais essa possibilidade. Você me ouvia quando eu nem falava, você me entendia quando eu só pensava, e você respeitava meu grito mudo. Me dava abraço. 
"Você gosta das suas loucuras" e era legal você me dizer isso. É, eu gosto mesmo. Primeira pessoa que reparou, aliás. Eu tento ser educada e dizer "desculpa por ser assim", para a pessoa não se chocar de uma vez, afinal, eu sou como sou, e ainda não sinto culpa alguma por isso! 
Vou guardar com muito carinho : Teu riso, teu olho miúdo, quando você ficava em frente o ventilador para a camiseta ficar cheia de ar e você parecer mais forte, da sua voz de bebê, dos seus dengos, preocupações comigo, dos seus arrebatamentos (lembra quando nos casamos na praia?!), das nossas loucuras, do abraço mudo que te dei à época do vestibular e você disse que confiava em mim plenamente (tão difícil você confiar plenamente em alguém, me senti muito honrada!), quando eu vi meu mundo desmoronar e recorri a você, o apelido "ástato" que você me deu (você alegou que queria fazer uma metáfora com algo que conhecia, e eu pensei -o que ele não conhece?-), quando chorava copiosamente no seu ombro e sujava sua camiseta com rímel, quando você disse que me daria o mundo se eu pedisse, quando você dizia que queria casar comigo todos os dias, quando fazíamos planos sobre tudo que viveríamos, quando você brigava comigo e fazia alguma coisa estranha com a boca que até hoje nunca vou fazer igual (mas é engraçado), quando eu sentia frio e você percebia sem eu dizer, teu beijo, teu abraço, você. 
Tudo o que eu disse na primeira carta de despedida que fiz para você, em novembro, permanece. O vento que passar por você será eu, e toda e qualquer hora que você estiver rindo ou chorando, eu juro para você: Estarei lá também. Segurando tua mão bem firme pra te dar força e para que você possa continuar vivendo nesse mundo de loucos! Me certificarei de não te procurar, afinal, amizade não cabe mesmo entre nós... Por mais que eu quisesse muito, parece que é mais fácil perder uma parte sua do que você inteiro. Te perderia como amante-amigo mas te ganharia como amigo, ou como amante. Uma parte deveria permanecer. Mas entre nós, meu bem... A amizade mais inocente se transformará em um caso tórrido de amor, e a transa mais descompromissada se transformará na mais fraterna amizade. Assim que nós somos. E nunca vai mudar. 
Conheça boas mulheres, que te façam feliz. Não aceite nada menos do que pessoas incríveis, por favor. E tenha lindos filhos. Diga para eles que os ama muito todos os dias, a gente nunca sabe do nosso fim aqui. 
Sei que às vezes a vida vai ser puxada, mas não pense que as coisas acontecem por nada: Tudo tem um porquê. E se as coisas estão puxadas, é para que você controle a situação e afrouxe o nó por si. Se as coisas estão muito leves, aproveite! Logo a maré vai voltar contra, mas daqui a pouco amansa. A vida só quer coragem de nós! E isso você tem de sobra. 
Não vou te pedir para guardar as cartas, vídeos e todo o resto. Por favor, apague-os. Rever e reler qualquer dessas coisas vai doer demais... 
Um último lembrete: Não te esqueças de mim, e por favor, não me guarde tua raiva. Nem mágoa. Eu não desisti de nós, eu desisti de algo que não te fazia mais feliz. E eu entendo totalmente. Seja muito feliz sempre! Estarei sempre à espreita espiando tuas conquistas e vibrando junto. 
Dizer eu te amo é um pouco cruel nessas horas, e desnecessário. Essa é a frase que vai sempre ecoar toda a vez que ouvir teu nome, te ver, ou ler qualquer coisa de amor...Você foi grande na minha vida, o tempo errou, a gente também...Só espero te encontrar por qualquer esquina e ressaborear teu sorriso manso,pela última vez."


Um comentário:

  1. Eu nunca me manifesto quando passo lendo seu blog, relembrando cada história aqui escrita baseada em nós, apenas dou me ao luxo de apreciar cada frase e imaginar você narrando as no meu ouvido. Sempre acreditei que aqui é seu lugar de mostrar seu talento com as palavras e mostrar sua ternura através da sua arte. Porém, dessa vez, te peço licença para te responder mais uma vez.
    Eu amo seu jeito exagerado de exagerar as coisas, amo ver seu jeito intenso de intensificar minha vida contrabalanceando o meu jeito calmo e pensativo e mais que tudo, amo ver seu jeito de amar tudo que amas com tudo de si. Eu me sinto contemplado com isso sendo engolido por uma correnteza de amor que não me dá tempo para pensar, só seguir o fluxo das águas e desembocar nos seus braços. Você me modificou, você me melhorou, você mostrou como é ótimo AMAR! CONFIAR! Tenho certeza que sabe a importância que tens na minha vida, a maneira como a tornou mais simples e leve tendo alguém para quem eu posso contar tudo. Desde meus maiores segredos, medos, aflições. Até minhas histórias de todos os dias e também de todas minhas bobeiras que sempre solto só para arrancar seu sorriso, mesmo não podendo vê-lo. Eu nunca vou te olhar com frieza, eu jamais, jamais me cansarei de você. Desistir do que vivemos seria a pior decisão da minha vida e como te digo: ter te encontrado foi meu maior achado e por isso seu apelido “ástato”. Posso dizer com segurança que te conheço bem e sei a pessoa que você é. Então, a partir disso, posso afirmar que o maior orgulho da minha vida é namorar com tal pessoa a qual eu me espelho diariamente e me traz tanta felicidade quando planeja cada passo do seu futuro brilhante me incluindo nele. Eu sei o quanto você vale a pena. Só eu sei o quanto! Eu não perdi o poder de te ver por dentro, acredite. Você mudou minha vida, me mostrou que ser defensivo sempre não é o caminho da minha felicidade, descobriu como preencher todos as colunas de desconfianças que tenho, ganhou meu respeito, amizade, amor e tudo de bom que eu possa oferecer a quem amo. Porque te amo por inteiro, sem medos, sem poréns, sem pudores. Adoro como é diferente comigo do que é com os outros, me sinto tão especial por isso. Sempre te pergunto o porquê você muda com os outros, mostra uma carranca para todos mas na verdade não existe ninguém mais sensível. Acho que para ganhar seu verdadeiro lado tem que aguentar sua carranca e se mostrar merecedor de receber a chave que abre essa muralha artificial (estou errado ou certo novamente?). Não, não irei me despedir tampouco conhecer boas mulheres. Eu já conheci quem tinha que conhecer, foi em 6 de outubro, em Copacabana, além do que em todas as suas cartas de despedidas (que não são poucas) deseja-me felicidade. Então, seu futuro ao meu lado terá que ser. Sem você apenas a meia felicidade (se é que existe) acontecerá, porque eu preciso de alguém incrível do meu lado pelo o que disse. Esse alguém, então, só pode ser você. Só. Eu te amo e continuarei te amando por cada, é tão pouco o que posso fazer para te mostrar isso, mas todo dia te mostrarei um pouco e sempre te surpreenderei para que você nunca se esqueça de mim assim como marcou meu coração e alma. Um último aviso: não se esqueça de quem está ao seu lado, de todas lutas que travaria por você, de tudo que faria para te ver sorrir só mais uma vez, de todas as montanhas que atravessaria para olhar seus olhos mesmo que por um segundo e de todo um futuro o qual tenho certeza que construiremos juntos.
    Ps : Eu sempre te responderei.

    ResponderExcluir