segunda-feira, 22 de abril de 2013

Conselhos de uma sobre-vivente


Amar é não ir embora. De maneira alguma. Pois têm pessoas que vão embora e continuam ao nosso lado. Te peço para que a alma continue sempre ali,faminta por um sorriso ou outro do seu alguém. Repara na alma que caminha ao teu lado. Repara em como ela é cheia de luz, e talvez alguns pontos (até charmosos) de escuridão e de sombra. Repara que o homem é feito de sombra e luz, e a vida dele não está baseada em escolher de que lado está,mas em saber viver a vida no meio do caminho.Sempre dividido.
Um conselho que te dou é para não se deixar levar tão fácil por aquilo que o seu coração diz. Às vezes ele pode te enganar, e nesses casos, a sua cabeça é quem te protege de decisões que são ruins para um futuro. Em caso de nada dê certo, apenas sente e assobie alguma canção. 
Em caso de amor, acredite por favor. Porque não é sempre que aparece um de verdade. E o coração sempre sabe. Daí cabe a você aceitar que não cabe a você decidir o que fazer com seu amor. Ele mesmo se resolve. Quando vê você já está falando o nome da pessoa e sorrindo.
Não se humilhe por um amor, não aceite migalhas de alguém. Ninguém pode fazer você se sentir mal, sem que você deixe. Então,nunca deixe. Entenda quem você é, sempre. E quando entender, tudo parecerá mais fácil. Parecerá. Ainda vai se decepcionar com as pessoas e com o que elas dizem ser e não são,com o que elas prometem e não cumprem. Mas quando você entende quem você é de verdade, e o que você está fazendo nesse mundo, nada mais pode fazer você chorar. 
Mas o pior de tudo é que você vai. 
Vai chorar tantas vezes que vai dormir de tão cansado de pensar o porquê da sua vida ter se tornado aquilo. Mas nada tema. No outro dia as coisas parecem mais claras, e você já tem uma visão mais clara do seu problema. E precisa formular uma solução rapidamente! Porque chorar são coisas para serem feitas em casamentos e funerais, não em noites de sábado quando todos estão se divertindo, e você está se deixando triste por causa de alguém ou algo. 
Nada merece a sua infelicidade. 
Você pode tudo nessa vida, menos se fazer infeliz. 
Portanto,invente uma vida nova. Não apenas rasgue aquela página ruim do seu dia, mas jogue o livro inteiro fora. Reinvente-se.
Pessoas te dirão quem você é o tempo todo, e o que você deve fazer.Indiretamente,mas vão. Existe aquilo que é 'certo' ou 'socialmente aceitável' e aquilo que você quer. E cabe a você decidir o que é certo e o que é errado, ninguém mais. No futuro quem vai sofrer as consequências dos seus atos é ninguém menos do que você, e se arrepender do que poderia ter sido é realmente um caso sério. 
Você pode achar que seus pais são as piores pessoas do planeta alguma hora. E talvez sejam mesmo injustos algumas vezes. Mas não esqueça que são crianças tão ou mais assustadas que você, e que também precisam de colo. Existe algo de mãe e pai dentro de todo filho, e algo de um filho dentro de todo pai e mãe. 
Você vai descobrir que a saudade é como se fosse uma cãimbra chata que dá no coração. E é difícil de passar. Mas vai descobrir também que existe saudade e distância. Algumas pessoas só sentem distância, e uma minoria (bem pouca) sente saudade. E é difícil parar de sentir saudade. Ou a pessoa aparece, ou desaparece de dentro de você. 
Ou você dá um jeito na sua vida, ou é ela quem vai dar um jeito em você.
Todo dia você vai precisar escolher entre o que você gostaria de fazer, e o que você 'deveria' fazer. Se passar a decidir mais pelo 'deveria' e não por quem você é, vai tornar-se um outro alguém e não vai gostar nem um pouco. 
Ah, e não se preocupe. 
O mundo dá tantas voltas e numa delas você se encontra, ou se perde, ou muda de rumo, ou continua sua trajetória, ou se arrepende, ou diz 'eu te amo', ou realinha os pensamentos,ou conta a verdade,ou perdoa, ou sorri de novo, ou chora até dormir, ou ri até a barriga doer(...)

3 comentários:

  1. Meu predileto de hoje. Obrigada pelos conselhos. De verdade.

    ResponderExcluir
  2. Encantada com esse aqui. Meu predileto de hoje. Obrigada pelos conselhos. []

    ResponderExcluir
  3. Sempre tentarei partilhar experiências e decepções aqui para poder nos tornar próximos, afinal não vejo outro motivo para se ter um blog! Obrigada pelo reconhecimento, de coração!

    ResponderExcluir